sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pausa... Para Pesquisa da Alvenaria - Parte 2

Continuação da pesquisa..


Vigas ou Colunas na construção


A cada 1,50 m de parede levantada, deve-se colocar os ferros das vigas ou colunas. O comprimento das ferragens deve ser tal que ultrapasse em 30 a 40 cms da laje a ser construída. Como você tem a planta com as dimensões da casa, nada mais fácil que fazer o cálculo. Estes ferros serão amarrados naqueles que você deixou na sapata, ultrapassando-a em 80 cms; após a confecção dos alicerces, eles continuaram com mais de 50 cms para cima (menos os 30 cms dos alicerces). Em caso de dúvida, reveja o tópico alicerces.
A ferragem deve ser bem amarrada com arame cozido, observando-se um intervalo de 20 em 20 cms para os estribos. Como estamos construindo uma casa simples, que terá no máximo mais um pavimento, você usará ferros 3/16", tanto na vertical como nos estribos. Normalmente, a medida da ferragem das vias é a mesma utilizada nos alicerces.
A figura 14 mostra o detalhe da ferragem entre duas partes das paredes.
ferros da viga colocados entre tijolos
A largura da malha deve ser tal que permita à sua volta uma camada de concreto de pelo menos 3 cms. Por exemplo, se utilizar tijolo em pé, de 30 cms de comprimento por 12 cms de largura, terá de fazer a malha com 24 x 6 cms. Se utilizar tijolo deitado, com as dimensões de 20 x 30 cms, a malha será de 14 x 24 cms. As madeiras serão colocadas conforme mostra a figura 15.
modelo de forma para construção de uma viga

A decisão de usar tijolo em pé ou deitado precisa ser tomada antes do início da construção.
O concreto deve ser despejado no interior da coluna e socado para não deixar falhas. Em grandes obras, são utilizados vibradores elétricos, mas você pode usar um cano de ferro maciço ou uma madeira pesada. O importante é socar o concreto a cada 30 cms de altura.
Aparentemente, despejar o concreto dentro das colunas não é nenhum problema. Porém, não se deve despejá-lo a partir de uma grande altura. O concreto é composto de cimento, areia e pedra, na proporção 1:3:3; coloca-se água até obter uma mistura ideal. Se você despejar o concreto a partir de uma grande altura, as pedras cairão em primeiro lugar, já que são mais pesadas, A nata de cimento irá por cima, de forma que as pedras não terão liga.
Outro problema é evitar o desperdício. Normalmente, em colunas estreitas, mesmo quando se usa uma lata, o concreto tende a escapar, perdendo-se por fora. Você pode evitar isso. A figura 16 mostra um aparelho simples, feito de madeira, que você pode confeccionar na obra. Ele fica apoiado sobre a parede, voltado para dentro da coluna. Ao ser despejado, o concreto escorrega de imediato para a coluna, sem o menor desperdício, tornando seu trabalho mais fácil.
prancha para colocação de concreto na viga
A madeira no seu interior é inclinada, de sorte que o concreto desliza com rapidez para o interior da coluna.
modelo de forma para concreto




Post: Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário