Vão de porta
As paredes, conforme projeto e planta, deixarão espaços para as portas e janelas. Por certo, você iniciou as paredes em uma das quinas da casa, conforme sugerimos, mas chegará o momento de se preocupar com portas e janelas.
Você já terá decidido, antes de iniciar a construção, se usará portas e janelas de madeira ou de ferro. Na planta, estará especificado o vão necessário.
No caso de portas e janelas de ferro, estas terão extremidades apropriadas para fixação no tijolo, o que será feito após o erguimento de todas as paredes e colocação da laje ou telhado.
Porém, para janelas e portas de madeira você poderá deixar fixados os tacos de madeira para prendê-las. Os tacos são colocados durante o trabalho de levantar as paredes, já ficando por completo nas posições ideais. É muito importante prever estes detalhes, para evitar depois a quebra de tijolos e colocação de tacos que ficarão frouxos e imperfeitos.
A figura 17 é esclarecedora a esse respeito. Usualmente, as portas têm 2,10 m de altura, mas o vão a ser deixado, a partir do alicerce, é de 2,15 m, dando-se um desconto de 5 cms para o piso. A largura da porta pode variar nos cómodos internos, sendo que a da porta da frente normalmente é de 80 cms.

Estes valores não são absolutos, dependem exclusivamente do tipo de porta que você escolheu, o que terá de ser feito antes mesmo de iniciar a construção! Como você pode ver, os tacos da porta, em número de 3 de cada lado, são divididos em distâncias regulares, a partir de uma altura de 40 cms. Os tacos podem ser comprados nas casas de construção e será ideal cravar alguns pregos em sua volta para que fiquem firme na parede.
Atenção
A massa de fixação dos tacos não deve ser a mesma usada para levantar as paredes; será mais forte, na proporção de l de cimento por 3 de areia lavada.
A massa de fixação dos tacos não deve ser a mesma usada para levantar as paredes; será mais forte, na proporção de l de cimento por 3 de areia lavada.
Não se esqueça que logo que as paredes atingirem a altura da porta será necessário uma viga protetora. A esse respeito consulte o tópico vão de janelas.
Para as janelas, que começam a 100 m de altura, e que têm, na média 1,50 m, use pelo menos dois tacos de cada lado. Embora não estejam mostra dos na figura, você irá dividi-lo para que fiquem a distâncias iguais.
Tão logo as paredes atinjam a altura das portas e janelas, será necessáría uma viga protetora, conforme mostra claramente a figura abaixo. Para esta viga, você usará ferros 3/16, fazendo a malha um pouco menor que a largura do tijolo, para que o concreto envolva completamente a ferragem. O concreto desta vigp será o mesmo dos alicerces e colunas.

Você sabe a altura da porta que vai usar; logicamente, dará um desconto de 5 cms para o piso. Porém, tal desconto poderá ser maior ou menor, em função do nível do piso em relação aos demais cómodos. O piso da cozinha, por exemplo, deve ser mais baixo que o dos quartos e da sala; o mesmo ocorre com o piso do banheiro.
Assim, fique atento para este detalhe e evite sérios problemas futuros com o nivelamento dos pisos de sua casa.
Atenção
Decida, antes de iniciar a construção, os tipos de por-tas e janelas que pretende usar, bem como os níveis dos vários pisos, para evitar remendos futuros, com a definição antecipada , sua obra será rápida e perfeita !
Fonte: http://www.fazerfacil.com.br/Construcao/vao_porta.htm e http://www.fazerfacil.com.br/Construcao/vao_janela.htm
Post: Dani